O QUE É: Trata-se de uma bactéria de nome “Mycobacterium tuberculosis” ou Bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões (tuberculose pulmonar), podendo atacar outros órgãos do corpo também, como o sistema nervoso central (Meningite), gânglios linfáticos, sistema circulatório (tuberculose miliar), ossos e articulações, sendo somente a tuberculose pulmonar é transmissível.
TRANSMISSÃO: Sua transmissão é dada pelas vias respiratórias. O individuo portador da Tuberculose, através de tosse, espirro, ou até mesmo pela fala, libera no ambiente gotículas de secreção, que poderão ser inaladas por outras pessoas sadias.
SINTOMAS: Tosse, geralmente por mais de quinze dias, podendo produzir escarros com sangue, febre ao entardecer, fraqueza, suores excessivos à noite, dores no peito e falta de apetite.
PREVENÇÃO E IDADE MÍNIMA PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: A prevenção contra a Tuberculose é dada através da aplicação da vacina contra BCG, normalmente administrada em crianças recém nascidas com mais de 2 quilos. Em casos de contactantes de Hanseníase ou de não-reatores, a vacina também será administrada.
POSSÍVEIS REAÇÕES E CUIDADOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA VACINA: De sete a quinze dias, surge mácula arroxeada, que dá origem a pápula, seguida de crosta de 15 a 30 dias, que, ao se desprender, origina uma pequena úlcera, que evolui para cicatrização ao redor entre três e quatro meses, surgindo cicatriz esbranquiçada de quatro a oito mm de diâmetro.